domingo, 30 de setembro de 2012

Coluna da Priscila Melo - Tendências de cores para 2013 by PANTONE


A cada estação o Instituto PANTONE, maior autoridade mundial no universo das cores, faz pesquisas com os designers da semana de moda de Nova York sobre suas escolhas de cores e as inspirações para suas coleções. Estas informações são usadas para criar o relatório PANTONE Fashion Color (disponível para download aqui), que serve como uma ferramenta de referência ao longo do ano para os profissionais de design, de moda, jornalistas e lojistas.

Segundo o relatório, as cores que veremos nas coleções Primavera/Verão 2013 representam "o desejo dos consumidores de auto-expressão, o equilíbrio e a necessidade de se re-energizar." Os tons da primavera /verão oferecem equilíbrio e "permitem combinações únicas que oferecem praticidade e versatilidade, mas, ao mesmo tempo, demanda atenção e merece um olhar apreciativo”, afirma o grupo.



A diretora executiva da PANTONE Leatrice Eiseman disse à imprensa que “equilíbrio é algo que nós relacionamos quando buscamos harmonia no ritmo frenético da nossa vida cotidiana”, e que "o mesmo pode ser dito para a moda quando buscamos pelo equilíbrio entre iluminado e brilhante, clássico e novo". Ela continuou: "Nesta temporada, a paleta de cores enfatiza essa necessidade de equilíbrio, permitindo, ao mesmo tempo, a individualidade, a auto-expressão e a emoção".

No topo do ranking, o Monaco Blue, nem tão escuro, nem tão claro, chic e ao mesmo tempo divertido !

Esse equilíbrio é levado para toda a cartela, já que as cores apresentam tons tranquilizadores de azul e verde nas principais posições, e cores quentes em nuances bem mais suaves que o Tangerine Tango, cor oficial do Verão 2012!

Vamos conferir e nos inspirar nas 10 principais cores para a próxima estação:

1) Monaco Blue - Um pouco mais claro que o tradicional navy, Uma das qualidades do azul mônaco é que ele vai bem com todos os tipos de pele. Além da vantagem de encaixar em qualquer guarda-roupa, pelo simples fato de ser fácil de combinar com muitos itens e várias cores. Vale apostar tanto em looks monocromáticos como em estampas na tonalidade ou combinado com outras cores.


2) Dusk Blue - Um azul bem clarinho e sereno seguindo a vibe candy color. Relaciona-se às qualidades do azul claro da água – fluidez, transparência e clareza. E, assim como o Azul Mônaco, o Dusk também beneficia todos os tipos de pele. Inclusive, os dois tons ficam lindos usados em conjunto. 


3) Esmerald - Um tom de esmeralda brilhante que é a cara do verão. Super democrática, a cor é atenção garantida tanto em roupas quanto em makes e acessórios.


 4) Grayed Jade - É uma cor suave e calma que remete aos anos 60. Fica linda em tecidos fluidos... Lembra muito o verde menta, só que com um toque de cinza. Na verdade, essas cores PANTONE não precisam, necessariamente, ser a mesma, o que vale é usar a cor e o tom que mais se iguale. Até porque, se você perceber, mesmo nos desfiles, os tons variam bastante.


 5) Linen - Um tom de nude puxado mais pro amarelo que pro rosa. A novidade deste tom é o seu uso à noite. Além disso, como é uma cor neutra, é fácil de usar com outros tons. Acho lindo a combinação do Linen com Grayed Jade e Dusk Blue.


6) Poppy Red - É, basicamente, um vermelho vivo com traços de laranja forte. É uma cor super alegre, viva e romântica. Não é de hoje que o vermelho vem aparecendo nos trend alerts, hein?! No verão de 2013, vale apostar no look total red. Pra quem não quer arriscar tanto, o Poppy Red fica muito bem quando usado em acessórios assim como nos batons e esmaltes.


 7) African Violet - É uma cor exótica e vibrante que transmite o toque da cultura oriental na moda ocidental. A aposta é que seja combinado com outros tons vibrantes como amarelo e laranja. Acho que a linha entre o chique/delicado e o brega/exagerado dessa cor é beeeem sutil. Portanto, cuidado para não extrapolar o limite no uso dessa cor para que o look não fique muito carregado, ok?!


 8) Tender Shoots - É um verde limão bem cítrico. Foi descrito no relatório PANTONE como  a "ideia de punk de alta costura, criando uma liberdade onde fantasia transforma-se em realidade".  A cor cai super bem em peles morenas, com ar tropical, e ajuda a realçar o bronzeado... Tudo que a gente busca no verão, né?!


9) Lemon Zest - Outro tom relacionado ao limão. Desta vez ele vem com fundo amarelado, tipo limão siciliano que tem a casca bem amarelinha. A cor é super bonita, alegre e versátil... Combina com tudo!!!



10) Nectarine - Na verdade, essa cor uma mistura de pêssego com laranja. Podendo ser usado em tons mais claros ou mais escuros, o Nectarine tem um toque cítrico e solar que combina muito com o verão. É também uma cor excelente para blush, batom e esmalte.

  
 E aí, curtiram as cores da próxima estação?! Agora é só eleger sua cor favorita (ou mais de uma, why not?), e se jogar nas produções sem medo de ser feliz!!!

Um comentário:

  1. amei as cores! Tudo fresco, a cara do verão, e super combinando entre si!

    ResponderExcluir